Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais

Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais

Prezados alunos/as,

Sejam bem-vindos e bem-vindas a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais”. A escolha dessa temática visa possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Inicialmente, é importante que vocês realizem a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizarem suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês, futuros profissionais, deverão elaborar uma produção textual, com respaldo metodológico nas disciplinas que forem cursadas ao longo deste semestre.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

2. Leia e interprete a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA):

No decorrer da graduação, fundamentado em uma perspectiva histórico-crítica, refletimos, por meio das disciplinas curriculares a profissão, seus limites e possibilidades.

Na atualidade vivemos no Brasil tempos de aprofundamento da crise do capital, em um cenário ultraliberal, regressivo e reacionário, potencializado pela pandemia mundial e pela guerra. Mas é nesse contexto adverso que a resistência é ainda mais necessária.

Considere que você aluna (o) foi convidada (o) a compor uma mesa temática em um Seminário Interdisciplinar e deverá abordar o tema: “Estado Gerencial e o Serviço Social: entre as políticas de proteção social e os preceitos constitucionais.”

Assim, você deverá construir um texto argumentativo sobre o atual estágio das políticas de proteção social, o contraste entre os preceitos Constitucionais e a realidade concreta de um Estado Gerencial.

Esse trabalho acadêmico se constitui de algumas etapas fundamentais, nesse sentido, apontamos um caminho que necessariamente devem constar de seu trabalho, identificados abaixo nas orientações para executá-lo. Estes itens apontam o direcionamento de cada disciplina à luz de referencial teórico que, observada a Situação Problema, devem nortear a produção.

É importante destacar que a situação problema não deve ser reproduzida no texto do trabalho acadêmico, mas tem o caráter de materializar vistas ao cotidiano profissional diante da situação geradora de aprendizagem.

Utilize outras referências e a Biblioteca Virtual para construir seu texto e articule esta temática com as disciplinas cursadas no semestre. Seu trabalho deverá conter entre no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) páginas, apresentando: Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências, sem contar as a Introdução, a conclusão e as Referências.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Para lhes auxiliar na elaboração do trabalho acadêmico, vocês devem realizar as seguintes etapas:

3. Leitura dos seguintes materiais:

Economia Política:

FILGUEIRAS, LUIZ. O neoliberalismo no Brasil: estrutura, dinâmica e ajuste do modelo econômico. In: Basualdo, Eduardo M.; Arceo, Enrique. (org) Neoliberalismo y sectores dominantes. Tendencias globales y experiencias nacionales. Buenos Aires: 2006. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/grupos/basua/C05Filgueiras.pdf. Acesso em: jun. 2022.

CALABREZ, Felipe. Introdução à economia política: o percurso histórico de uma ciência social. Curitiba Intersaberes, 2020. [Biblioteca Virtual Universitária 3.0]

Movimentos Sociais:

PONCHIROLLI, Rafaela. O que são Movimentos Sociais? 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/movimentossociais/#:~:text=Os%20chamados%20novos%20movi mentos%20sociais,sociedade%20e%20n as%20grandes%20m%C3%ADdias

Serviço Social na Educação:

DOURADO, Luiz Fernandes. SIQUEIRA, Romilson Martins. A Educação Infantil no campo de disputa entre o direito social e o mercado. In: Políticas Educacionais Democráticas em tempos de resistência. Brasília, ANPAE, 2021.

Terceiro Setor, Meio Ambiente Sustentabilidade:

MOREIRA, Raquel da Silva. Estado e Terceiro Setor: Um caso de complementação ou substituição? Society and Development, v. 10, n. 1, 2021.

4. Após o processo de reflexão, deem início à elaboração da produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios:

Passo 1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolvam uma produção de no mínimo 3 laudas e no máximo 6 (sem contar introdução, conclusão e referências bibliográficas).

Passo 2: A produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, em itens separados, conforme as normas da ABNT.

Passo 3: Contemplem as questões abaixo e relacionem com os materiais indicados. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto:

1. Economia Política: Inicie o seu texto desenvolvendo sobre o neoliberalismo no Brasil e a conjuntura atual política e econômica em que o país se insere. Expresse com clareza o significado e sua atualidade. Esse esclarecimento inicial do seu texto deve propiciar a ligação com as demais perguntas propostas a seguir:

2. Movimentos Sociais: O que são Movimentos Sociais? Como se expressam? Quais suas relações com a construção e defesa de direitos? Como o Estado brasileiro tem identificado a questão e as identidades dos Movimentos Sociais hodiernamente?

3. Serviço Social na Educação: A partir do artigo indicado e de seus conhecimentos, construa uma argumentação sobre a condução das políticas educacionais no atual contexto, em contraponto aos preceitos constitucionais.

4. Terceiro Setor, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Em um contexto de avanço de ideais de cunho neoliberal, como podemos compreender a part