PROJETO DE EXTENSÃO II – PSICOLOGIA - whatsApp (66) 9.9983-0644



CURSO:

PSICOLOGIA - LICENCIATURA

COMPONENTE CURRICULAR:

PROJETO DE EXTENSÃO II - PSICOLOGIA

PROGRAMA DE EXTENSÃO:

PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.

 

FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:

O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Psicologia possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da disseminação do conhecimento adquirido na Universidade, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente físico e do meio ambiente construído. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos, mehorar a relação da ligação afetiva com o ambiente e criar uma cultura de responsabilidade socioambiental para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente e que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas socioambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso de Psicologia, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas.

Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Parcerias com a Prefeitura e atuação em Unidades Básicas de Saúde; Associações de Bairros; Clínicas de Saúde Públicas e Privadas; Hospitais; Centros de Saúde; Casas de Repouso; Centros-Dia; Instituições de Longa Permanência para Idosos; Creches e Escolas; Instituições Religiosas; Organizações não-governamentais; Centros de Referência a Assistência Social e demais instituições que representem a comunidade que fará parte do projeto.

COMPETÊNCIAS:

I - Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos educativos em diferentes contextos;

II - Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos de prevenção e de promoção da saúde, em nível individual e coletivo;

III - Avaliar, diagnosticar, planejar e intervir em processos psicossociais a grupos, segmentos e comunidades em situação de vulnerabilidade individual e social;

IV - Atuar de forma inter e multiprofissional sempre que a compreensão dos processos e dos fenômenos relacionados assim exigir;

V - Coordenar e mediar processos grupais, em diferentes contextos, considerando diferenças individuais e socioculturais.

PERFIL DO EGRESSO:

Para o curso de Psicologia, o perfil do egresso idealizado pela IES possibilita a formação do psicólogo generalista, crítico, reflexivo, propositivo, humanístico e dinâmico, capaz de aplicar técnicas inerentes à sua atuação, sendo que pelas atividades extensionistas vinculadas ao Programa de Sustentabilidade, esse egresso poderá desenvolver habilidades, com domínio científico e intelectual, e capacidade para propor iniciativas que conduzam atividades referentes à compreensão da realidade sociocultural e econômica do meio em que está inserido, com o propósito de promover a transformação da realidade e otimização da relação entre a comunidade e o ambiente em que estão inseridos, visando assim, à promoção dos direitos humanos e de uma sociedade democrática e justa, visando ao bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.

SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):

Análise e resolução de problemas
Aprendizado Ativo
Liderança

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

Os objetos da extensão em Psicologia vinculados ao Programa de Sustentabilidade estão relacionados a disseminação do saber e da cultura ensinados na faculdade e a formação de novos saberes a partir das problemáticas identificadas na comunidade, que, aliados fortificam as habilidades desenvolvidas no decorrer do curso, preparando o egresso para o comprometimento com o estabelecimento de vínculos interpessoais que propiciem a sua atuação ética em equipes multiprofissionais, a atuação de forma ética e crítica no que diz respeito à atuação profissional, visando à promoção dos direitos humanos e do bem-estar dos indivíduos, dos grupos, das organizações e das comunidades.

CONTEÚDOS:

I - Fundamentos, métodos e técnicas de investigação científica;

II - Processos psicológicos básicos;

III - Processos grupais;

IV - Processos educativos;

V - Bases biológicas do comportamento humano;

VI - Intervenções em processos psicossociais.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

HACK, Neixa Silvana. Política pública de saúde no Brasil: história, gestão e relação com a profissão do serviço social. Curitiba: Intersaberes, 2019.

BOCK, Ana Mercês. B. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15.ed. São Paulo: Saraiva, 2019.

GAZZANIGA, Michael. Ciência psicológica. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2018.

LORENA, Angela Bernardo de (org.). Psicologia geral e social. São Paulo: Pearson, 2014.

SHAUGHNESSY, J. J.; ZECHMEISTER, E. B.; ZECHMEISTER, J. S. Metodologia de pesquisa em psicologia. 9.ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2021.

SPLITTGERBER, Ryan. Snell neuroanatomia clínica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2021.