SOFT MÓVEIS - Gestão Financeira

SOFT MÓVEIS - Gestão Financeira.

Prezado aluno (a),

Seja bem-vindo(a) a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a

reestruturação financeira da empresa “SOFT MÓVEIS”.

Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Na atividade de produção textual, você deverá seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A empresa “SÓFT MÓVEIS” é uma indústria especializada na produção de móveis para

residências com linhas exclusivas com sofisticação e excelência no acabamento.

A “SÓFT MÓVEIS” se destaca no setor moveleiro com produtos de alto padrão para salas de estar, salas de jantar, e mobiliário corporativo com projetos únicos.

A empresa foi constituída há 5 anos pelo empresário Marco Antônio, e está sediada na cidade de Manaus (AM). O negócio passou por um período de crescimento desde a sua fundação, alavancando em seu portfólio clientes da região norte e nordeste do Brasil.

Com o sucesso da empresa, o empreendedor Marco Antônio vislumbra a expansão dos negócios, por meio da criação de um novo portfólio de produtos, especificamente para a produção de guarda-roupas para casal e solteiro, produtos esses ainda não contemplados pela empresa. Para realizar esse projeto, será necessário a construção de uma nova planta produtiva, com a aquisição de máquinas, equipamentos e mão-de-obra.

No entanto, antes de executar esse projeto, o empresário precisa “organizar a casa”, logo que

o negócio está com sérios problemas de ordem administrativa e financeira.

No âmbito financeiro existem controles operacionais das finanças, tais como o lançamento de contas a pagar e contas a receber. Porém, não há um controle financeiro gerencial de ordem estratégica, no qual se possa obter relatórios precisos da atuação financeira da empresa, como por exemplo o planejamento financeiro e orçamentário.

Verificou-se a ausência de controles contábeis importantes para análise do desempenho financeiro da organização, tais como o Balanço Patrimonial e o Demonstrativo do Resultado do Exercício.

Em projeções iniciais o empresário estima a realização de investimentos na ordem de R$ 20.000.000,00 para a construção da nova fábrica, porém, ainda é necessário realizar a contabilização dos custos de produção dos novos produtos (guarda-roupa).

Nesse contexto, você deverá elaborar planos de ações que auxiliem Marco Antônio na organização da gestão financeira, bem como no projeto de expansão dos negócios.

Para apoiar o processo de solução da situação problema apresentada, é fundamental que seja feita uma boa pesquisa sobre os conteúdos inerentes a cada decisão e ação a serem desenvolvidos pela empresa com o seu apoio como profissional de gestão financeira.

Agora, é com você!

A partir da situação geradora de aprendizagem (SGA), que envolve uma série de fatos, o seu desafio é auxiliar o empresário Marco Antônio na gestão financeira da “SOFT MÓVEIS”, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas “Auditoria e controladoria, Planejamento financeiro e orçamentário, Análise de custos, Contabilidade e Análise de investimentos e fontes de financiamento”.

SITUAÇÃO-PROBLEMA

Toda a empresa precisa manter um bom nível de controle de suas operações.

Os controles internos são fundamentais para que as informações gerenciais cheguem aos tomadores de decisões de forma tempestiva e fidedigna contribuindo para decisões mais assertivas. Tanto a auditoria como a controladoria atuam sobre os controles internos. A auditoria, por exemplo, visa checar se eles estão funcionando adequadamente. Já a controladoria faz uso dos controles para fins de elaboração dos planejamentos de curto, médio e longo prazos da entidade.

Um desafio significativo.

A empresa SÓFT MÓVEIS pensa em fazer investimentos na ordem de R$ 20.000.000,00 para a construção da nova fábrica, por isso, antes de concluir seu planejamento e seu plano de negócios, ela precisa checar o histórico do passado das principais operações da empresa.

Com esta preocupação, você resolveu analisar o controle das contas de receitas e deduções das receitas da empresa relativas a um período anterior no qual se entendeu que o comportamento das contas estava mais próximo do que se espera para as projeções.

Veja o relatório apresentado pela empresa:

Quadro 1 – Relatório de Apuração da Receita Líquida

Relatório da apuração da receita líquida


Período de 12 meses


Descrição

Valor (R$)

Receita Operacional Bruta

12.000.000,00

Venda de mercadorias

12.000.000,00

(-) Deduções das Receitas Brutas

5.828.000,00

Despesas com juros bancários

36.000,00

Propaganda e publicidade

1.200.000,00

Devoluções e abatimentos

2.000.000,00

ICMS sobre vendas

1.440.000,00

PIS sobre vendas

198.000,00

COFINS sobre vendas

912.000,00

IOF sobre operações financeiras

42.000,00

Receita Operacional Líquida

6.172.000,00

Ao analisar este relatório observa-se que há problemas conceituais que estão afetando a determinação da receita operacional líquida.

Muito provavelmente quem elaborou o relatório não observou que a receita líquida deve considerar a estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), conforme determina a Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº. 6.404/76 consolidada com as alterações subsequentes).

O papel da auditoria, ao buscar checar as demonstrações financeiras também se constitui na conferência dos controles internos e nos relatórios que são elaborados a partir deles.

E é este o seu papel nesta etapa neste trabalho: de acordo com as normas contábeis e considerando o que vem a ser a receita operacional líquida, é necessário ajustar o relatório apresentado e explicar aos diretores da empresa alguns aspectos técnicos da auditoria e da controladoria.

ATIVIDADE 1

Neste sentido, execute as atividades:

a) Refaça o relatório adequando-o ao conceito de receita operacional líquida.

b) Responda: por que os controles internos são importantes para as atividades da controladoria?

c) Responda: se o papel da auditoria é garantir a correção das informações apresentadas nas demonstrações contábeis, bem como a utilização correta das normas contábeis, por que ela deve contemplar a checagem dos controles internos?

d) Responda: as contas que foram excluídas do relatório, devem ser classificadas e consideradas em quais grupos da DRE?

A Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de

decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização. Segundo Carvalho, Guimarães e Cruz (2019) a "contabilidade não foi concebida para gerar informação para seu próprio uso ou para a satisfação dos profissionais em produzir tais informações. Ao contrário, a Contabilidade foi concebida para gerar informações que sejam úteis para a tomada de decisões por usuários direta ou indiretamente relacionados à organização."

Essas informações, que auxiliam na tomada de decisões, tem sua relevância reconhecida com a mudança na estrutura das organizações empresariais. Em decorrência da complexidade organizacional e dos grandes volumes de recursos movimentados pelas atividades empresariais nos mercados competitivos, a Contabilidade concretiza a sua importância pelo papel de fornecer informações úteis, relevantes e confiáveis para a gestão das empresas.

A indústria “SÓFT MÓVEIS”, todos os dias, registra as operações financeiras. A contadora Ana Clara é responsável para uma unidade da empresa em uma cidade a cerca de 100km de Manaus e se preocupa muito em registrar e apresentar corretamente as informações contábeis da empresa. Em razão disso, ela verificou a ausência de controle financeiro gerencial de ordem estratégica, pelo qual poderia gerar os relatórios financeiros. Como a empresa está planejando expansão dos negócios, mediante a criação de um novo portfólio de produtos, a geração das informações históricas é considerada primordial para o processo decisório. Isso representa um passo para repensar a gestão e a maneira de reorganizar. A partir disso, Ana Clara levantou inicialmente os Balancetes de Verificação de 2020 e 2021 das contas patrimoniais e de 2021 das contas de resultado. Todas as contas contábeis são apresentadas com seus respectivos valores em reais, conforme Quadros 2 e 3.

Quadro 2 – Balancete de Verificação das contas patrimoniais de 2020 e 2021

CONTAS PATRIMONIAIS

2020

2021


$ Valor ($)

Valor ($)

Aluguéis a Pagar

35.550

35.550

Aplicações financeiras longo prazo (RLP)

40.000

40.000

Banco c/ movimento

150.000

180.000

Caixa

20.000

50.000

Capital Social

900.000

900.000

Clientes

250.000

265.000

Contas a Pagar

50.000

34.250

Depreciação Acumulada

18.000

27.000

Despesas Antecipadas

30.000

28.000

Empréstimos e Financiamentos (CP)

350.000

340.000

Empréstimos e Financiamentos (LP)

200.000

200.000

Estoques de Produtos Acabados

320.000

420.000

Fornecedores

115.000

285.000

Imóveis

300.000

300.000

Impostos a Recolher

35.000

36.000

Lucros ou Prejuízos Acumulados

-

54.750

Máquinas e Equipamentos

300.000

319.000

Móveis e Utensílios

58.000

75.000

Propriedade para investimentos

200.000

200.000

Reservas de Lucro

296.950

296.950

Salários a Pagar

17.500

17.500

Software

10.000

10.000

Terrenos

100.000

100.000

Veículos

240.000

240.000

Observação: o valor da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados de 2021 corresponde ao resultado operacional líquido [lucro líquido ou prejuízo] calculado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) de 2021.

Quadro 3 – Balancete de Verificação das contas de resultado de 2021

CONTAS DE RESULTADO

2021


Valor ($)

Comissões sobre vendas

1.050.000

Custo do Produto Vendido (CPV)

4.924.500

Despesas Administrativas e Gerais

485.000

Despesas com pessoal e encargos

70.000

Despesas com publicidade

325.500

Despesas de depreciação

9.000

Despesas Financeiras

98.000

Imposto de Renda e Contribuição Social

18.250

Impostos sobre Vendas

3.465.000

Receitas de Vendas de Produtos

10.500.000

Conforme visto nos Quadros 2 e 3, as contas patrimoniais e de resultado são apresentadas por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas, você foi convidado a estruturar essas contas sob a forma de relatórios financeiros. O Quadro 4 retrata a estrutura da Demonstração de Resultado do Exercício e os Quadros 5 e 6 representam a estrutura patrimonial da empresa.

Quadro 4 – Demonstração de Resultado do Exercício em 2021

RECEITA BRUTA DE VENDAS

( - ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA

RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS

( = ) LUCRO BRUTO

( - ) Despesas Operacionais

Despesas Administrativas

Despesas com Vendas

RESULTADO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO

Resultado Financeiro

( - ) Despesas Financeiras

( + ) Receitas Financeiras

RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS

RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO (Superávit)

Quadro 5 – Balanço Patrimonial em 2020 e 2021 (parte 1)

2020

2021

ATIVO

Circulante

Não Circulante

Realizável a Longo Prazo

Investimentos

Imobilizado

Intangível

Quadro 6 – Balanço Patrimonial em 2020 e 2021 (parte 2)

2020

2021

PASSIVO/PL

Circulante

Não Circulante

Patrimônio Líquido

Com base nos balancetes, nos quadros apresentados e nas informações expostas, você, como profissional de gestão, de modo a atender as necessidades da empresa e do processo decisório, realize o que se pede.

ATIVIDADE 2

Pede-se:

a) Estruture o Balanço Patrimonial de 2020 e 2021 e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), de 20211, preenchendo os Quadros 4, 5 e 6.

b) Considerando a DRE estruturada, responda: qual foi o resultado econômico da empresa no exercício (Lucro ou Prejuízo), em reais?

c) Responda: qual é o valor total do Passivo Circulante da empresa em 2020 e 2021, em reais?

d) Responda: qual é o valor total das origens de capital de terceiros em 2020 e 2021, em reais?

e) Responda: qual é o valor total das aplicações de recursos em 2020 e 2021, em reais?

f) Considerando apenas os relatórios financeiros, responda: quais aspectos qualitativos das demonstrações contábeis caracterizam a empresa ser uma indústria?

Segundo Hoji (2018), o orçamento de vendas deve ser o primeiro orçamento a ser elaborado e possui a finalidade de determinar a quantidade e valor total dos produtos a vender (sem impostos).

Para desenvolvê-lo deve-se determinar a os seguintes itens:

Previsão de vendas em quantidades para cada produto;

Previsão dos preços para os produtos e seus mercados;

Identificação dos impostos sobre as vendas;

Orçamento de vendas em moeda corrente do país.

Após a reunião que você teve com o Antônio Marcos, ficou decido que você iria elaborar o

orçamento estático de vendas da “SOFT MÓVEIS” para os próximos 3 anos.

Você coletou os seguintes dados:

Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa casal): 10.600 unidades;

O guarda-roupa de casal será vendido no valor de: R$ 1.200,00;

Volume de vendas no primeiro ano (Guarda-roupa solteiro): 6.000 unidades;

O guarda-roupa de solteiro foi projetado para ser comercializado no valor de: R$ 800,00;

Espera-se que nos próximos anos haja um aumento de 3.000 unidades/ano no volume de quantidade a serem vendidas do guarda-roupa de casal;

E projetou que nos próximos anos os guarda-roupas de solteiros terão um aumento na quantidade a serem vendidas de 2.000 unidades/ano;

O preço dos guarda-roupas (casal e solteiro) terão um ajuste de 10% por ano por causa da inflação.

Quadro 7 – Orçamento de Vendas para o guarda roupa de casal

SOFT MÓVEIS – Guarda-roupa Casal




Períodos

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Quantidade a ser vendida

Preço do Produto (R$)

( = ) Total de Vendas (Receita Bruta em reais)

Quadro 8 – Orçamento de Vendas para o guarda roupa de solteiro

SOFT MÓVEIS – Guarda-roupa Solteiro




Períodos

Ano 1

Ano 2

Ano 3

Quantidade a ser vendida

Preço do Produto (R$)

( = ) Total de Vendas (Receita Bruta em reais)

ATIVIDADE 3

Diante dos dados apresentados, pede-se:

a) desenvolva o orçamento de vendas dos guarda-roupas de casal e solteiro na estrutura dos Quadros 7 e 8.

Como já mencionado em nossa Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), a “SOFT MÓVEIS”, a fim de ampliar suas vendas e aumentar sua participação no mercado, pretende agora produzir também guarda-roupas, tanto para solteiros quanto para casais. Porém, uma vez que tais produtos nunca foram produzidos pela empresa, torna-se de fundamental importância uma análise criteriosa dos custos que irão ocorrer nesse projeto.

De outro modo, os gestores da “SOFT MÓVEIS” sabem que precisam fazer uma revisão do quadro de colaboradores, tanto os relacionados diretamente à produção (Mão de Obra Direta – MOD), quanto do quadro de colaboradores do departamento administrativo.

Desse modo, a decisão é contratar 10 novos colaboradores para o departamento de produção a um custo de R$ 4.500,00 cada e 3 colaboradores para o departamento administrativo que irá resultar em uma despesa de R$ 9.000,00 à empresa.

Os demais gastos previstos para a produção dos dois novos produtos são demonstrados no Quadro 9:

Quadro 9 – Lista de Gastos Totais

GASTOS TOTAIS





Gasto

Valor (R$)

Gasto

Valor (R$)

Madeira (MP)

10.500.000,00

Novos Colaboradores- Produção (ao mês)

45.000,00

Puxadores (MP)

120.000,00


Novos Colaboradores- Administrativo (ao mês)

9.000,00

Cola (MP)

154.000,00


Papelão ondulado (embalagem)

55.000,00

Puxadores (MP)

85.000,00


Comissão sobre as vendas

230.000,00

Tintas/Vernizes

212.000,00


Gastos com Transportes (entregas)

45.000,00

Parafusos/Fixadores

45.000,00



Total das Matérias Primas

11.116.000,00




Ao longo do primeiro mês, serão produzidas 16.600 unidades, sendo: 6.000 unidades do guarda-roupa de solteiro e 10.600 unidades do guarda-roupa de casal. Para fins de alocação dos custos os gestores definiram os seguintes critérios:

Os gastos com matérias primas (MP) e mão de obra direta (MOD) devem ser alocados aos seus respectivos produtos em concordância com o percentual de insumos consumidos por cada um, ou seja, 30% para os guarda-roupas de solteiro e 70% para os guarda-roupas de casal (dados informados pela empresa).

Os gastos com demais custos devem ser alocados em concordância com o percentual do volume de produção previsto para cada um dos produtos, ou seja, 6.000 unidades de guarda-roupas de solteiro e 10.600 unidades de guarda-roupas de casal.

ATIVIDADE 4

Desse modo, de posse de todas essas informações, você deve determinar:

1.

O total dos Custos Diretos;

1.1

Os Custos Diretos Unitários;

2.

O Total dos Custos Indiretos;

2.1

Os Custos Indiretos Unitários;

3.

Os Custos Totais de Produção;

3.1

O Custos Unitários Totais Unitários.

Observação: esses são custos referentes a cada um dos novos produtos a serem lançados no

mercado.

Sabe-se que Marco Antônio está avaliando a possibilidade de investir na expansão dos negócios da “SÓFT MÓVEIS”. Em estudos iniciais, o empresário estima a realização de investimentos na ordem de R$ 20.000.000,00 para a construção de uma nova unidade produtiva, voltada para a produção de guarda-roupas. Avaliar o investimento total é uma das ações mais importantes associadas ao projeto de investimento logo que o valor a ser investido é relevante em termos de viabilidade.

Tendo como base o montante a ser aplicado no projeto em R$ 20.000.000,00, a principal ação neste momento é avaliar a viabilidade do projeto. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade econômico-financeira do investimento e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo.

Com base nos orçamentos de custos e aquisições para o novo projeto, bem como das receitas esperadas, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa (veja o Quadro 10) para o período de 5 anos.

Quadro 10 – Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa

Projeções (R$)

Ano 01

Ano 02

Ano 03

Ano 04

Ano 05

Receita de Vendas

17.520.000,00

24.992.000,00

33.783.200,00

37.161.520,00

40.877.672,00

( - ) Custo dos Produtos

7.008.000,00

11.246.400,00

15.202.440,00

16.722.684,00

18.394.952,40

( = ) Lucro Bruto

10.512.000,00

13.745.600,00

18.580.760,00

20.438.836,00

22.482.719,60

( - ) Despesas Operacionais

2.100.000,00

2.247.000,00

2.404.290,00

2.572.590,30

2.752.671,62

( = ) Lajir

8.412.000,00

11.498.600,00

16.176.470,00

17.866.245,70

19.730.047,98

( - ) Despesas Financeiras

820.000,00

902.000,00

992.200,00

1.091.420,00

1.200.562,00

( - ) Amortizações de dívidas

1.000.000,00

1.000.000,00

1.000.000,00

1.000.000,00

1.000.000,00

( = ) Lair

6.592.000,00

9.596.600,00

14.184.270,00

15.774.825,70

17.529.485,98

( - ) IR (15%)

988.800,00

1.439.490,00

2.127.640,50

2.366.223,86

2.629.422,90

( = ) Fluxo de Caixa Líquido

5.603.200,00

8.157.110,00

12.056.629,50

13.408.601,85

14.900.063,08

Fonte: elaborado pelo professor (2021).

ATIVIDADE 5

Com base nessas informações o grupo deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda:

a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?

b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?

c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?

d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa?