Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo – Licenciatura 8º semestre.

Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo – Licenciatura 8º semestre.

Prezado aluno,

Seja bem-vindo a este semestre!

A proposta da Produção Textual Individual (PTI) terá como temática: Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto educativo. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, também, para que você possa consolidar uma consciência a respeito da inclusão escolar dos alunos com deficiência na escola pública que oferta educação básica.

Por conta do dinamismo e dos avanços tecnológicos, as escolas públicas e privadas tiveram que reestruturar suas atividades pedagógicas para atender essas necessidades sociais, visto que, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), competências voltadas ao uso e produções de recursos digitais são cruciais. Esse cenário apresenta a relevância da presença de tecnologias, tanto nas práticas pedagógicas quanto nos processos de formação de professores, visto que se tornam recursos de comunicação e disseminação de saberes e informações.

Essa conjuntura apresenta inúmeros desafios para os profissionais da educação, uma vez que existem dificuldades de acesso aos recursos necessários e falta de formação para lidar com esse contexto. Vale ressaltar que, apesar dos percalços encontrados na atualidade, devemos refletir sobre os caminhos que podem ser trilhados para a garantia de uma educação efetiva que atenda todos os alunos, considerando suas necessidades e singularidades.

Nesse sentido, esta produção textual tem a finalidade de oportunizar reflexões sobre as possibilidades de organização de um trabalho pedagógico que viabilize o conhecimento para todos a partir dos recursos digitais. Para isso, você deverá articular as discussões propiciadas nas diferentes disciplinas do semestre.

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL

1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual que contemple os objetivos propostos.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Para refletir sobre Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto escolar tomem como exemplo a situação a seguir.

Na escola “Machado de Assis”, a coordenadora pedagógica Lúcia discute com o a diretora Fernanda a importância de aprofundar projetos e trabalhos voltados ao desenvolvimento da competência cinco da BNCC que aborda a necessidade de:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2017, p. 09).

Para que isso se efetive, é fundamental um trabalho articulado com os professores, e por essa questão, foi analisada pelas gestoras a realização de uma semana de capacitação com os docentes, com o objetivo de discutirem caminhos e possibilidades de organização do trabalho pedagógico por meio dos recursos tecnológicos.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Fernanda conversou com a coordenadora pedagógica Lúcia sobre a necessidade de ofertar uma formação aos professores. Ela indicou que esse momento de reflexão será fundamental para o grupo encontrar estratégias de enfrentamento dos desafios que se encontram presentes no contexto. Desse modo, elas reuniram os professores para indicar as leituras sobre as contribuições das ferramentas digitais e os desafios enfrentados pela comunidade escolar.

Na discussão, a professora Gabriela pediu a palavra e relatou a necessidade de os professores olharem com maior atenção para os alunos público-alvo da educação especial. A docente disse que se preocupa com a escolarização dos alunos com deficiência, pois eles necessitam de adaptações e de adequações de conteúdos e materiais. Nesse instante, a diretora Fernanda parabenizou a indicação de Gabriela e disse que a escola tem um compromisso social com todos os educandos. Por isso, a diretora pediu para os professores prepararem para o próximo encontro um texto enfatizando a temática: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”. Também será necessária a elaboração da apresentação dos pontos principais abordados no texto construídos pelos docentes.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

1) INTRODUÇÃO (1 lauda)

Elaborar um texto que contextualize a temática abordada na produção textual.

2) DESENVOLVIMENTO (4 a 5 laudas)

a) Construir um texto teórico com o tema: “A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos”. Para subsidiar essa atividade, observe as questões abaixo e relacione essas questões com os materiais indicados. O texto, para as questões abaixo, não deve ser apresentado em forma de perguntas e de respostas. Essas questões devem ser utilizadas para nortear a produção do texto:

Questão 1: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um dos principais documentos para a organização e construção dos currículos nas escolas. Nesse sentido, é fundamental os professores conhecerem e analisarem o documento, adaptando-o à realidade escolar. No que tange as competências, qual é a importância das mesmas para a formação dos educandos?

Este texto pode auxiliar: NOGUEIRA; Luciana; DIAS, Juciele. Base Nacional Comum Curricular Nacional (BNCC) Sentidos em disputa na lógica das competências. Revista Investigações. v. 31. n. 2. p. 26-48. 2018.

Questão 2: Por conta do cenário atual, verifica-se a ampliação do uso das tecnologias digitais para inúmeras ações sociais. No que se refere ao contexto educacional, qual a importância e as contribuições das tecnologias para a Educação?

Este texto pode auxiliar: ARAUJO, Sérgio Paulino de; VIEIRA, Vanessa Dantas; KLEM, Suelen Cristina dos Santos; KRESCIGLOVA, Silvana Binde. Tecnologia na educação: contexto histórico, papel e diversidade. In: IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD. UEL, 2017.

Questão 3: Na atual conjuntura, o processo de escolarização do público-alvo da educação especial deve ser realizado em uma perspectiva inclusiva que garanta o acesso, a permanência e o sucesso escolar. Para que isso se efetive, é fundamental a utilização de recursos e metodologias, as quais viabilizam a apropriação do conhecimento científico, por meio do atendimento às singularidades dos alunos. Com base no exposto, como a tecnologia assistiva pode contribuir para a construção de práticas pedagógicas inclusivas?

Este texto pode auxiliar: FACHINETTI, Tamires Aparecida; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. A tecnologia assistiva como facilitadora no processo de inclusão: das políticas públicas a literatura. Revista de Política e Gestão Educacional. Araraquara, v.21, n.3, p. 1588-1597, dez., 2017.

b) Elabore uma apresentação contendo os pontos relevantes do texto construído por você. Para organizar essa apresentação, você poderá utilizar diversos recursos, tais como o Zoho Show. O software é disponível gratuitamente pelo endereço https://www.zoho.com/pt-br/show/ e você terá inúmeras ferramentas para construir sua apresentação.

Você poderá elaborar em outras mídias digitais, caso preferir. Vale destacar que os prints da apresentação das propostas deverão constar nesse item do trabalho.

3) CONSIDERAÇÕES FINAIS (1 lauda)

Escreva um texto que sintetize as principais contribuições dessa atividade para a sua formação.