Da informalidade empresarial para a formalidade

Da informalidade empresarial para a formalidade

Prezad@s alun@s, Sejam bem-vind@s a este semestre! Para atingir os objetivos desta produção textual, o seu grupo deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o case “Da informalidade empresarial para a formalidade”, apresentado na sequência. Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a situação de empreendedores que iniciaram as suas atividades na informalidade e atualmente desejam se formalizar. Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível. Abertura de novas empresas bate recorde no Brasil Foram abertas 1,4 milhão de empresas entre maio e agosto deste ano no país O Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, segundo o Boletim do Mapa de Empresas do Ministério da Economia, que considera série histórica iniciada em 2011. O número representa um aumento de 1,9% em relação ao quadrimestre anterior, e de 26,5% em relação ao mesmo período do ano passado. No estado de São Paulo, o cenário também é positivo. De janeiro a outubro deste ano, foram 236 mil novos empreendimentos registrados. O resultado desses 10 meses já é maior que o recorde anual anterior, de 2019. O resultado isolado de outubro é o melhor para o mês na série histórica iniciada em 1998. O estado do Acre foi o que apresentou o maior crescimento percentual de empresas abertas entre maio e agosto deste ano, com aumento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, o estado do Sergipe registrou a maior queda: 2,8% em relação ao primeiro quadrimestre de 2021. À CNN, Luciano Salamacha, professor da FGV, disse que a pandemia fez muitas pessoas buscarem mecanismos de renda complementar, entre elas, o microempreendedorismo. Na medida que a população está conseguindo retomar sua atividade social fora de casa, os empreendedores buscam regularizar seus negócios, já que, antes, havia apenas possibilidade de delivery. Para ele, o efeito principal é a regulação e profissionalização de muitos empreendedores que nascerão por conta da pandemia.

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Existem dois tipos de empreendedorismo “por necessidade e por oportunidade”. Para um empreendedor iniciar as suas atividades vários fatores que o motivaram. E uma das causas que mais comum é a necessidade de aumentar a renda, que se classifica no “empreendedorismo por necessidade”. O “empreendedorismo por oportunidade” é aquele em que o empreendedor identifica uma oportunidade no mercado, faz um plano de negócio e analisa a viabilidade do empreendimento, não existe a necessidade urgente de aumentar a receita do investidor. Segundo o relatório da GEM 2020, o tipo de empreendedorismo que mais aumentou no Brasil entre os empreendedores iniciais foi o “por necessidade”, o salto foi de 37,5% para 50,4%. Esse resultado segundo os entrevistadores (82%) acontece porque começar um negócio era a melhor alternativa para conseguir uma renda comparados aos empregos que estão escassos. Muitos empreendedores iniciam as suas atividades na informalidade e com o passar do tempo percebem a importância de se formalizarem. Pensando nesses donos de empresas que desejam sair da informalidade você terá a função de auxiliá-los nessa empreitada. Etapa 1 Com o passar do tempo os empreendedores que começaram as suas empresas na informalidade perceberam que estrategicamente não foi um bom negócio, porque além de não poder emitir notas, e de estar ilegal e de correr risco de multas ou advertências perante as instituições reguladoras, o outro problema é a dificuldade em negociar com fornecedores e clientes. Portanto, quais tipos de soluções você apresentaria para os problemas abaixo: Realizar o planejamento estratégico é pensar e agir a longo prazo. Para um bom planejamento é preciso definir a visão que se deseja atingir no futuro e determinar as ações para alcançálo. Desse modo quais são os problemas que existem em relação as empresas informais que desejam crescer?

Quando o negócio está consolidado e formalizado, as oportunidades podem ser aproveitadas, quais estratégias genéricas de competição você utilizaria e por quê? As estratégias de construção são bastante utilizadas em mercados em expansão, as ações podem ser focadas em ampliação de mercado e/ou conquista de participação de mercado. Qual estratégia você utilizaria pós formalização da empresa? Justifique. Etapa 2 A mudança ambiental é o principal evento dos ajustes na estrutura organizacional, então, “diferentes ambientes levam as empresas a adotar diferentes estratégias”, as quais exigem estruturas organizacionais diferentes. Dessa forma, a estratégia define a estrutura organizacional (CHIAVENATO, 2014, p. 503). Por isso, pensando nos donos de empresas que desejam sair da informalidade e no planejamento estratégico desenvolvido: Utilize a Teoria Contingencial para explicar como o novo contexto da empresa e suas características situacionais impactam as ações administrativas a fim de obter resultados organizacionais. A abordagem contingencial pressupõe a existência de dois tipos de organizações: mecanísticas (mecanicistas) e orgânicas. Exemplifique cada um desses modelos utilizando um exemplo de um novo empreendimento, (essas empresas podem ser fictícias ou reais, desde que os exemplos sejam apresentados e contextualizados na prática). Etapa 3 De acordo com a reportagem da “Isto é Dinheiro”, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) elevou suas projeções para a inflação no Brasil em 2021 e 2022, com a estimativa para 2021 próximo dos 10%. Ainda de acordo com o instituto, o IPCA (indicie que mensura a inflação no país) deve encerrar 2021 com alta acumulada de 9,8%. O resultado fica bem acima do teto da meta oficial para o ano, de 3,75% com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Já para 2022, é esperada desaceleração em relação à taxa de inflação, a projeção do Ipea para a alta dos preços foi para 4,9%, fora do centro da meta, que neste caso é de 3,5%, com margem também de 1,5 ponto.

A inflação e de longe uma das maiores preocupações dos agentes econômicos. A inflação afeta negativamente tanto as empresas quanto as pessoas, principalmente as famílias de menor poder aquisitivo. Visto que o Brasil registrou um número recorde de 1,4 milhão de empresas abertas entre maio e agosto de 2021, qual os impactos da inflação para essas empresas e para as que já estão consolidadas no mercado? Obs. Para responder essa pergunta elabore uma resposta de no mínimo 10 linhas, relacionando os efeitos da inflação nas empresas e na econômica de modo geral. Etapa 4 O Brasil apresenta-se como um país de muitos empreendedores, porém, devemos estar atentos aos detalhes deste assunto que mostram que, proporcionalmente a alta taxa de surgimento de novos empreendimentos, está também, a alta taxa de mortalidade desses novos negócios. Segundo as informações do Valor Econômico (2020), antes mesmo da crise econômica causada pela pandemia, mais de 70% das empresas fundadas no país fecham suas portas em menos de dez anos de atividade. É um dado relevante e que deve ser pensado antes de se empreender. Pensando neste quesito, quais são algumas das habilidades importantes para um empreendedor ou um gestor? Do ponto de vista teórico, Chiavenato (2021) destaca que o administrador, para exercer bem as suas funções deve saber planejar, organizar, dirigir e controlar uma organização. E exercer ainda, um conjunto de papéis importantes para a gestão: Papéis interpessoais, informacionais e de decisão. Ao destacar os papéis interpessoais, Chiavenato (2021) afirma que o papel interpessoal do gestor condiz em saber lidar com relações com outras pessoas e, por isso, a importância das habilidades humanas. Tem relação direta de como o administrador interage com as outras pessoas e as influenciam. O gestor precisa relacionar-se constantemente com os seus colaboradores, clientes e fornecedores e parceiros para realizar uma boa gestão. Utilizando este contexto, precisamos pensar na capacidade de negociação do empreendedor.

Considerando o contexto citado acima, apresente uma definição teórica de “negociação” e faça a correlação desta importante habilidade na prática diária do empreendedor que precisa garantir a sobrevivência da sua empresa. Etapa 5 No Brasil, é amplamente conhecido que, entre os desafios enfrentados pelos empreendedores, sejam eles de novos negócios ou aqueles já em funcionamento, está a carga tributária e a complexidade inerente ao recolhimento de tributos. Quando falamos de empreendimentos que estão iniciando suas atividades, a situação apresenta um agravante, pois insere-se nesse contexto o fato que, muitas vezes, a legislação tributária — e todas as nuances que ela apresenta — não está entre as habilidades que são dominadas pelo empreendedor. Diante desse contexto, torna-se fundamental a aplicação multidisciplinar do planejamento tributário que, Segundo Chaves (2010), define-se como um processo de escolha de ação, não simulada, anterior à ocorrência do fato gerador, visando direta ou indiretamente a economia de tributo. Pode-se ainda, adotar a definição de planejamento tributário trazida por Oliveira (2006), que vê o planejamento tributário como uma forma lícita de reduzir a carga fiscal, que exige alta dose de conhecimento técnico e bom senso dos responsáveis pelas decisões estratégicas no ambiente corporativo. Nesse sentido, uma das principais escolhas que precisam ser feitas diz respeito ao regime tributário a ser adotado pela empresa. Com isso, pesquise e defina as três principais possibilidades de regimes de tributação apresentados a seguir. a) Regime Simples Nacional (conceito e principais características). b) Regime de Lucro Real (conceito e principais características). c) Regime de Lucro Presumido (conceito e principais características).