Construção de um projeto para Iniciação Científica

Construção de um projeto para Iniciação Científica – Engenharias - 2º/3º Semestre.

Prezados alunos, Sejam bem-vindos ao semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática Construção de um projeto para Iniciação Científica. Com essa temática objetivamos possibilitar a vocês, estudantes, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Mesmo durante o curso de graduação o aluno pode se dedicar à pesquisa. Para isso, ele pode se candidatar a um programa de iniciação científica, que é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação. Suponha que você e seus colegas estejam interessados em ingressar no programa de iniciação científica do seu curso que é ofertado pela sua universidade. Para isso, é necessário se inscrever em um processo seletivo, cuja avaliação se dará por meio da apresentação de um projeto descrito em edital. Segundo o edital o projeto consiste na análise e construção de sólidos de rotação, cálculo do volume desses sólidos e relacionar o cálculo do volume de sólidos com o Princípio de Arquimedes. SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP) Diante do contexto apresentado, vocês irão realizar as tarefas que seguem a fim de elaborar um relatório final sobre o projeto para que seja submetido ao processo de avaliação. Tarefa 1: Encontrando o volume de sólidos de Revolução Um dos objetivos do projeto é analisar o volume de sólidos de rotação, por meio do cálculo de integrais. Para isso, primeiro determine os sólidos formados pela rotação das funções dadas e depois calcule o volume utilizando as informações dadas. O primeiro sólido é formado rotacionando a função que interpola os pontos (−1,3) e (1,5) em torno do eixo 𝑦 definida no intervalo 0 ≤ 𝑦 ≤ 4 . O segundo sólido é formado ao rotacionar a função 𝑥 = 6 em torno do eixo 𝑦 definida no intervalo 0 ≤ 𝑦 ≤ 6. Não se esqueça de especificar quais são os sólidos formados ao rotacionar as funções dadas. Após determine o volume, utilizando integrais, de cada um dos sólidos formados pela rotação das funções em torno do eixo 𝑦.

É necessário que você mostre todos os cálculos necessários para a realização da tarefa. Tarefa 2: Elaborar um croqui dos sólidos de revolução Nesta tarefa, vocês devem realizar um croqui dos sólidos de revolução calculados na Tarefa 1. Lembre-se que o croqui consiste em um esboço feito à mão, e o mesmo deve ser anexado ao projeto. Em seguida, é necessário fazer uma pesquisa e apresentar as vantagens do desenho auxiliado por computador para elaboração do desenho. Tarefa 3: Empuxo e Análise do Princípio de Arquimedes Nesta etapa, você deverá fazer uma discussão teórica sobre a importância de se obter o volume de um objeto através da aplicação do princípio de Arquimedes. Para isso, descreva a teoria do princípio de Arquimedes considerando a relação entre o volume de um corpo imerso parcialmente ou totalmente em um fluido e a força de empuxo que atua sobre ele. Utilize o cone construído nas tarefas anteriores como o objeto para descrição do experimento, considere o cone maciço. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios: Introdução: apresentar um texto que contemple os objetivos da produção textual, bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho, considerando os estudos realizados nas tarefas 1, 2 e 3. O texto elaborado deve conter uma página. Desenvolvimento: será composto por: Tarefa 1: Encontrando o volume de sólidos de Revolução Tarefa 2: : Elaborar um croqui dos sólidos de revolução Tarefa 3: Empuxo e Análise do Princípio de Arquimedes. Considerações finais: apresentar um texto que retome os objetivos da produção textual, contemplando as principais reflexões desenvolvidas a partir da temática em estudo. O texto elaborado deve conter uma página.

Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção. Anexos: apresentar os anexos, se houver. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG) 1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo, sendo esses da mesma turma e semestre. 2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema. 3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 6 até, no máximo, 8 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA. 6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas. Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.