Ampliação do complexo TI&CO - Engenharia Civil 6º/7º Semestre.


Ampliação do complexo TI&CO.

Prezados alunos,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “Ampliação do complexo TI&CO”, que é ocupado por empresas de Tecnologia da Informação. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.

Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.

Leitura e interpretação da SGA

Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Ampliação do complexo TI&CO”.

Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Situação-problema: Ampliação do complexo TI&CO

De acordo com Rodolfo Fücher, presidente da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) “é indiscutível que a pandemia forçou a aceleração da transformação digital. O estudo mostra claramente um aumento expressivo da utilização de soluções tecnológicas em 2020, impactando principalmente o mercado de software, o qual cresceu mais de 29% no período. Isso impulsionou diversos outros segmentos, que deverão continuar crescendo significativamente em 2021, como nuvem pública que deverá atingir US$ 3 bilhões, com um crescimento previsto na ordem de 46%; e inteligência artificial chegando a US$ 464 milhões, crescendo 30%”.

Neste cenário sua empresa se deparou com um novo desafio: realizar uma reforma de ampliação para a empresa TI&CO, para que eles possam atender as novas demandas de contratação e atender as expectativas do mercado. Você e sua equipe devem realizar uma série de estudos técnicos para avaliar a viabilidade, exequibilidade e segurança do projeto de reforma.

Antes de se iniciar o planejamento da construção, se faz necessário desenvolver os projetos estruturais da edificação. Sua equipe terá que realizar uma adaptação dos sistemas antigos à equipamentos novos, com novas demandas e interfaces.

De posse do projeto completo, sua equipe precisará planejar a execução do empreendimento. Será necessário escolher e especificar os materiais utilizados nesta construção, além de avaliar se estes materiais podem ser usados nas técnicas construtivas que serão empregadas. Durante a construção será necessário planejar o canteiro de obras, gerenciar a entrada de insumos e mão de obra e realizar o controle tecnológico do concreto. Lembre-se de que investidores exigem ser informados com precisão sobre o andamento do projeto, sendo fundamental aplicar as técnicas de gestão de projetos.

Você e seu grupo estão prontos para esse desafio de planejar a reforma deste complexo?

Agora, é com vocês!

Partindo da SGA acima, você e sua equipe deverão analisar os conceitos centrais relacionados ao tema e realizar as tarefas descritas abaixo.

Tarefa 1: Esforços Internos Solicitantes

Ao se realizar uma reforma, um dos principais problemas é a adaptação dos sistemas antigos à equipamentos novos, com novas demandas e interfaces. Neste sentido a interface entre a estrutura antiga e a estrutura nova sempre é uma região delicada que exige atenção por parte dos engenheiros, tanto na fase de projeto tanto na fase de construção.

Esta interação entre a estrutura antiga e a nova também uma faceta importante na profissão de um engenheiro civil: a responsabilidade civil. Sempre que ocorre uma alteração, modificação, ou a mudança de carregamento em uma estrutura, é necessário garantir que esta terá suas condições de segurança e estabilidade mantidas. Sendo assim, muitos engenheiros optam por não apoiar, não interagir com estruturas antigas.

Da mesma maneira, durante a ampliação, seu chefe optou por construir uma nova estrutura ao lado da antiga, de tal maneira que não houvesse interferência entre elas. Então ambas as estruturas têm comportamento independentes entre si.

No entanto os sistemas lógicos e elétricos da estrutura antiga precisam conectar-se ao sistema lógico e elétrico da edificação nova. Neste caso, ainda que as estruturas estejam separadas e independentes, em alguns pontos teremos interfaces e interferências entre elas. Para resolver este problema você e sua equipe precisam avaliar os riscos de perfuração para passagem de uma tubulação de diâmetro de em uma viga de concreto da estrutura antiga.

Figura 2 – Projeto estrutural e esquema estático de pórtico da viga V107.






Fonte: do Autor

A perfuração de uma viga envolve alguns conceitos específicos das normas de projeto relativas ao material da estrutura, além de um grande conhecimento do próprio processo executivo e da experiência do(a) engenheiro(a). Tal procedimento não é trivial e precisa de acompanhamento especializado. Geralmente esta situação é viável quando, constata-se que a viga tem integridade estrutural e não se apresenta degradada, e quando dispõe de uma altura grande. Os furos devem ser executados na região central da viga, na posição longitudinal coincidente com a região de baixos momentos fletores, de tal forma que não provoque alterações no estado de tensão inicial dos elementos.

Além disso, o furo deve seguir todas as recomendações da ABNT NBR 6118:2014 (ABNT, 2014) referente a estruturas de concreto armado, por isso, a perfuração não pode seccionar nenhuma barra de aço no processo, pois tal evento poderia comprometer significativamente a integridade da viga. Para tanto, deve-se usar de um scanner que permite identificar a posição das armaduras e o uso de uma broca serra copo diamantada com refrigeração, para que o furo não provoque impacto e eventuais trincas no elemento.

Figura 3 – Scanner e perfuração de estruturas de concreto.






Fonte: adaptado de Hilti < https://bit.ly/3rHRuKu > e <https://bit.ly/3GkkY55>.

Considerando o apresentado acima, pede-se determinar os esforços internos da viga V107 hiperestática e escolher a região indicada para o furo na viga entre os pilares P25 e P20. Considere EI constante ao longo da viga. Registre todo o passo a passo utilizado para resolução da viga.

a) Cálculo dos hiperestáticos e reações de apoio.

b) Diagrama de momento fletor.

c) Diagrama de esforço cortante.

d) Escolher possível posição do furo e justificar.

Tarefa 2: Controle tecnológico do concreto

Durante a concretagem dos elementos estruturais, você e a sua equipe também serão responsáveis pelo controle tecnológico do concreto. De maneira a evitar que problemas venham a acontecer no futuro, a rastreabilidade do concreto é fundamental.

Um lote de concreto que será ensaiado por amostragem parcial chegou à obra para a execução dos pilares P01à P20, os resultados do ensaio de compressão axial estão apresentados na Tabela 1:

Tabela 1: Resultado do ensaio de compressão axial

Exemplares

Fc128 (MPa)

Fc228 (MPa)

1

35

32

2

36

39

3

30

32

4

34

36

5

31

34

6

33

34

7

30

33

8

37

39

9

35

34

10

31

32

11

28

31

12

29

28

13

31

28

14

31

33

15

29

34

16

25

29

17

24

28

18

26

28

Sabendo que o Fck estimado em projeto era de 27 MPa, responda:

a) Qual é o valor do Fck,est?

b)

Qual o valor da verificação ?

c) O concreto passa na verificação? Justifique e apresente os cálculos. Observações: Consulte a NBR 12655 e utilize:

Sendo n o número de exemplares;

m = n/2 (Despreza-se o valor mais alto de n, se for ímpar).

f1, f2, …, fm = valores das resistências dos exemplares (ordem crescente)

Tarefa 3: Dimensionando uma viga de concreto armado sob flexão

Em relação ao projeto estrutural da ampliação das instalações da TI&CO, sua equipe inicialmente realizou a concepção do sistema estrutural em concreto armado (sistema tradicional viga/pilar/laje moldados in loco) e fez o levantamento de todas as ações/carregamentos que atuam sobre os elementos estruturais. Na sequência, a análise estrutural foi realizada e os esforços internos solicitantes obtidos, como por exemplo, o que vocês fizeram na Tarefa 1 para uma viga hiperestática. Neste momento, você e sua equipe deverão proceder ao dimensionamento dos elementos estruturais de acordo com a norma vigente ABNT NBR 6118:2014 Projeto de estruturas de concreto

Procedimento.

Iniciando os trabalhos, a primeira viga a ser dimensionada está descrita a seguir:

Viga de seção retangular de concreto sob ação de momento fletor positivo MK = 5250 kN.cm; largura de 15 cm; altura de 35 cm; cobrimento de 3,0 cm; aço tipo CA50; concreto classe C25.

A) Determinar a área de armadura longitudinal necessária da viga. Apresentar o passo a passo de todos os cálculos do dimensionamento. Trata-se de armadura simples ou dupla?

B) Detalhar a seção transversal da viga dimensionada, de acordo com os dados: adotar barras de aço Φ25mm para armadura de tração (inferior); bw = 15 cm e h = 35 cm; cobrimento das armaduras c = 3,0 cm; brita 1 = 19 mm; aço CA-50; estribos: Φ6,3mm e armadura de compressão (superior), se for o caso, Φ8mm. Apresentar o passo a passo da verificação da disposição das armaduras, bem como o desenho da seção transversal.

Tarefa 4: Pensando sobre o projeto

Sabemos que um projeto é definido como um empreendimento que tem seu objetivo bem definido, que precisa de recursos e possui prazos e custos pré-determinados, e que necessita de qualidade para sua conclusão. Logo, em uma empresa, os projetos são ações exclusivas e, devido a isto, o maior desafio das empresas para se diferenciarem no mercado que atuam, é gerenciar as atividades que não foram feitas antes, porque nesse momento elas conseguem se destacar da concorrência. (PAES et al, 2020, p. 9).

Logo, pensando sobre a ampliação do complexo TI&CO, como estruturar um projeto pode ajudá-la a atender as novas demandas de contratação, atender as expectativas do mercado através deste projeto de reforma? Um escopo definido nos ajudaria, certo?!

Responda as seguintes colocações:

A. Gestão de Projetos refere-se à gestão de um empreendimento com início e fim determinados, para atingirmos um resultado único. Para isso, temos grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento) que precisam ser contemplados em áreas de conhecimento que devem ser gerenciadas no projeto, como o escopo. O que significa o escopo de um projeto?

B. Para um projeto ter SUCESSO devemos controlar seu escopo? Por quê? Discorra em 3

linhas.

C. Um projeto de sucesso conta com grandes acertos em todas as suas fases, e isso está ligado

diretamente à alta maturidade do gerente de projetos e/ou à empresa. Quanto maior a maturidade, melhor serão os resultados. Seguem algumas perguntas que devem ser realizadas antes de o gerente assumir os projetos. Responda-as pensando sobre a ampliação do complexo TI&CO, não utilize apenas sim ou não, vá além, USE SUA CRIATIVIDADE!

Conceito - O projeto tem um bom propósito? Sua execução é viável? Por quê?

Objetivos - Os objetivos estão claros? Não há dúvidas? Por quê?

Estrutura - A estrutura administrativa é ideal e ajudará o projeto? Por quê?

Planejamento - Há um plano viável? Existe uma organização e um sequenciamento?

Programação - Todas as atividades foram programadas? Há recursos para executá-las?

Monitoramento - Há controle de tudo? Todas as atividades e gastos estão monitorados?

Competência - A equipe é competente? Dispõe de uma liderança adequada?

Tarefa 5: Levantamento de dados para o projeto de reforma

A reforma do um complexo requer muitos cuidados e o levantamento de informações com os clientes é muito importante.

a) Imagine que você e sua equipe terão a primeira reunião com seus clientes, para tal vocês precisam estar preparados, não é mesmo?! Portanto, façam uma lista de quais informações precisam ser levantadas com os clientes que são essenciais para a confecção do projeto e futuramente a execução da reforma do complexo.

b) Para a aprovação do projeto junto a prefeitura municipal, cada município possui regras próprias, de acordo com o Código de obras local. Mas em linhas gerais, descrevam o passo a passo para a aprovação do projeto.