Alterações pulmonares e distúrbios de coagulação sanguínea e sua relação com a atuação do enfermeiro.


Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)

Mário, paciente de 58 anos, procurou atendimento pela primeira vez em uma unidade de urgência e emergência de um hospital de média complexidade do seu munícipio com queixa de febre intermitente, tosse seca esporádica, dispneia, náusea e dor abdominal iniciados há 2 dias. Negou contato com caso suspeito ou comprovado de COVID-19. Foi coletado exames laboratoriais e realizado Tomografia computadorizada (TC) de tórax com opacidades em vidro fosco com alta probabilidade de pneumonia por SARS-CoV-29. Não apresentava, na ocasião, critérios para internação, sendo orientado isolamento domiciliar. Após 5 dias, retornou ao serviço apresentando escarro hemoptoico, piora da dispneia, dor epigástrica ascendente e tontura. Apresentava-se acianótico, afebril e hemodinamicamente estável. Porém, estava taquipneico com frequência respiratória de 28 irpm e saturação de oxigênio à 90%, acompanhada de estertores criptantes em base esquerda à ausculta pulmonar. Realizado exame RT-PCR (Reverse Transcription - Polymerase Chain Reaction) cujo resultado deu positivo para SARS-CoV-2. Encaminhado para angiotomografia de artéria pulmonar (angio-TC) que revelou pequena falha de enchimento em ramo arterial pulmonar segmentar para o lobo pulmonar inferior esquerdo, relacionada a tromboembolismo pulmonar associada a alterações com alta probabilidade em pacientes com COVID-1. Iniciou tratamento com enoxaparina 100mg subcutânea (SC) 12h/12h, ceftriaxone associada a azitromicina. Foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva, permanecendo por 3 dias sem a necessidade de ventilação mecânica invasiva. Retornou para a unidade de internação e evoluiu para alta hospitalar após 7 dias para seguimento ambulatorial.

Baseado na situação geradora descrita acima produza um texto que aborde todos os tópicos mencionados abaixo:

Para isso, busque soluções para os problemas apresentados, mas, lembre-se de que TODOS os desafios propostos devem ser respondidos fazendo articulações com a SGA apresentada e a teoria respectiva. Logo, é fundamental apresentar poder argumentativo e boa fundamentação das justificativas.

DESAFIOS PROPOSTOS

Desafio 1 – Bioquímica Aplicada à Saúde

Um dos fatores importantes sobre a prevenção ao COVID-19 está diretamente relacionada ao papel que a vitamina D desempenha no organismo. Pensando nos benefícios decorrentes desta vitamina, descreva sucintamente o papel que ela desempenha no organismo e como ela auxilia no combate a doenças infectocontagiosas, como é o caso da COVID-19.

Desafio 2 - CMF Nervoso e Cardiorrespiratório

Observações médicas vêm apontando para uma maior chance de desenvolvimento distúrbios da coagulação, como a trombose venosa, em indivíduos que foram infectados pela COVID-19. Diante da importância da atuação do profissional de Enfermagem dentro desse panorama, o primeiro desafio proposto é a realização de uma pesquisa em livros didáticos e artigos científicos buscando informações relevantes a respeito da fisiopatologia da trombose venosa. Como segundo desafio, explique o objetivo da utilização de anticoagulantes como profilaxia em pacientes com COVID-19.

Desafio 3 – Microbiologia Básica

Durante a pandemia de COVID-19 a maioria das pessoas já se perguntaram se aqueles espirros ou a dor de garganta que apareceu de repente eram um simples resfriado ou a temida covid. De fato, os sintomas mais comuns de covid-19 – tosse, falta de ar, dificuldade em respirar, dor de garganta e febre – se assemelham aos da gripe ou resfriado, o que facilita confundir as três coisas. Você profissional de saúde foi chamado para ministrar uma palestra à população sobre gripe com o objetivo de diferenciar a gripe (influenza) do resfriado comum. Explique quais são as principais características dessas doenças que devem ser apresentadas para que a comunidade possa compreender as diferenças entre a gripe e o resfriado.

Desafio 4 – Enfermagem, Ciência e Trabalho

A responsabilidade que a enfermagem tem de cuidar exige que as decisões sobre as intervenções propostas sejam fundamentadas em evidências científicas, para isso, o profissional enfermeiro deve analisar as particularidades e informações relevantes de cada paciente e por meio do pensamento crítico buscar soluções. O grande desafio atual é permanecer atento às constantes mudanças na área da saúde, como: novas doenças, novos tratamentos, diferentes estratégias de cuidado, além de inovações tecnológicas. Neste sentido, você, enquanto futuro enfermeiro, precisa saber utilizar ferramentas que possam auxiliá-lo na busca por informações baseadas em evidências científicas. Por isso, o desafio será pesquisar dois artigos científicos que abordem a temática apresentada na situação-problema e acessar a base de dados mais utilizada para obter informações da área da saúde: a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Disponível em: https://bvsalud.org/ . Você pode, também, utilizar o Google Acadêmico (Google Scholar). Disponível em: https://scholar.google.com.br/?hl=pt