A tecnologia aplicada à propagação vegetativa das culturas comerciais: cana de açúcar, mandioca, café e algodão - Agronomia 8° e 9° semestre.

A tecnologia aplicada à propagação vegetativa das culturas comerciais: cana de açúcar, mandioca, café e algodão.

A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como tema a tecnologia aplicada à propagação vegetativa das culturas comerciais: cana de açúcar, mandioca, café e algodão. O assunto apresenta grande relevância neste semestre, uma vez que cada uma das culturas citadas apresenta uma forma diferente de propagação vegetativa. Outrossim, é importante destacar que uma safra de sucesso começa pela escolha do material propagativo de qualidade e a aplicação das técnicas adequadas para sua produção, tratamento, armazenamento e uso.

Assim, para alcançarmos os objetivos propostos, criamos quatro situações em que você, juntamente com os demais colegas do grupo, fará o papel da Assistência Técnica Rural para recomendar as melhores soluções para os questionamentos apresentados.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Considere que você e seus colegas foram contratados por uma empresa de Assistência Técnica Rural (ATER) para formar uma equipe de Agrônomos que prestará apoio à produtores rurais de sua região. Neste sentido, a equipe deverá analisar as situações propostas a seguir e buscar, nos conteúdos trabalhados nas disciplinas e na literatura relacionada, as recomendações para melhor atender aos produtores assistidos por vocês.

1. A CULTURA DO ALGODÃO

Um cotonicultor consultou a empresa em que você e sua equipe trabalham para buscar ajuda e melhorar o desempenho de sua lavoura. Ocorre que este produtor tem enfrentado problemas no estabelecimento de seu estande, sendo comum a ocorrência de falhas, na germinação. Em entrevista, o grupo identificou que a qualidade e sanidade das sementes nunca foram uma preocupação deste produtor.

Com base nesta constatação e, considerando que o produtor ainda não adquiriu o lote de sementes para o próximo plantio, é preciso sensibilizá-lo quanto a importância da qualidade das sementes e ainda da necessidade de se proporcionar a sua sanidade. Neste sentido, foi solicitado que se elabore um texto informativo (de duas a três laudas), o qual poderá ser utilizado para orientar este e outros produtores de algodão. Em seu conteúdo o texto deverá apresentar as seguintes informações:

a) Quais são os três critérios utilizados para o controle de qualidade de sementes? Explique cada um, identificando e caracterizando os aspectos analisados em laboratório.

b) Apresente os padrões oficiais mínimos de sementes exigidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, para atestar a qualidade de um lote de sementes de algodão.

c) Considerando que em muitas culturas o tratamento de sementes pode melhorar significativamente a formação de um estande mais homogêneo, informe qual o tratamento de sementes é indicado para a cultura do algodão e quais problemas este procedimento pode prevenir.

2. A CULTURA DA MANDIOCA

A sua equipe foi contratada para auxiliar alguns produtores familiares a instalar a cultura da mandioca. Você deverá orientar os produtores quanto aos aspectos agronômicos e sanitários, na seleção dos materiais, bem como, as orientações sobre o tratamento das manivas para o plantio e a quantidade necessária para plantar 1,0 ha.

Neste sentido, foi solicitado que se elabore um texto informativo (de duas a três laudas), o qual poderá ser utilizado para orientar este e outros produtores de mandioca. Em seu conteúdo o texto deverá apresentar as seguintes informações:

a) Quais aspectos de ordem agronômica e sanitária devem ser observados na seleção dos materiais para plantio?

b) Descreva como deve ser o procedimento de preparo das manivas para o plantio?

c) Qual a quantidade de manivas para o cultivo de 1 ha com espaçamento duplo para plantio em covas?

d) Considerar: Espaçamento duplo de 2,0 x 0,5 x 0,5 m. Com 1 m³ de hastes podem-se produzir de 2.500 a 3.000 manivas de 20 cm.

3. A CULTURA DA CANA DE AÇÚCAR

Sua equipe foi contratada para orientar agricultores familiares na implantação de áreas de cana-de-açúcar destinadas à alimentação animal e fornecimento de matéria prima para produção de caldo de cana. Vocês deverão orientar esses agricultores nos principais aspectos fitotécnicos e sanitários relacionados: 1) à seleção dos materiais de propagação (mudas); 2) ao tratamento das mudas para o plantio; 3) à quantidade de mudas (colmos) necessários para plantar 1,0 ha.

Neste sentido, você e sua equipe deverão redigir um texto informativo que será utilizado para, durante uma reunião técnica, orientar o grupo de agricultores. Este texto, com duas a três laudas, deverá apresentar as seguintes informações:

a) Quais aspectos de ordem agronômica e sanitária devem ser observados na seleção dos colmos de cana que serão utilizados como mudas?

b) Qual deve ser o procedimento de preparo dos colmos/rebolos para o plantio?

c) Qual o espaçamento poderá ser utilizado para o plantio?

d) Qual a quantidade de colmos necessária para plantio de 1,0 ha?

4. A CULTURA DO CAFÉ

Buscando atender a grande procura por mudas de café, um produtor de café arábica da região, famoso pela boa qualidade genética de seu cafezal, foi até sua empresa para consultar você e sua equipe sobre a produção de sementes de café, pois sabia que alguns cuidados especiais devem ser tomados. Buscando atender a demanda deste cafeicultor, você e sua equipe deverão responder aos seguintes questionamentos:

a) Qualquer produtor pode produzir sementes de café? Justifique sua resposta.

b) A reprodução por sementes é recomendada para o café arábica? E para o café robusta (Coffea canephora)? Justifique suas respostas.

c) Quais as recomendações técnicas para a escolha de matrizes, colheita, preparo e conservação das sementes de café?